Trending Hashtags

Don't use the same old hashtags, our software automatically detects the top trending hashtags so you can use the best hashtags for your posts every time.

Increased Exposure

Using the right and trendy instagram tags for your post lets you stand out and get more real followers.

Updated Automatically

Our system analyses hashtags live and updates the top trending hashtags in minutes.


Find the top hashtags for #pequenaafrica

Using the top trending hashtags is proven to help reach more users and attract real targeted followers.


Pikbe Recommendation:

Use #pequenaafrica to get seen now

33.8
average comments
1.9K
hashtag reach
790.5
average likes

Best hashtags for #pequenaafrica

#pequenaafrica
#selfie
#london
#nature
#beach
#travel
#likeforlike
#igers
#ootd
#instapic
#healthy
#instafood
#sea
#cat
#holiday
#cute
#repost
#followforfollow
#일상
#baby
#girls
#vsco
#beautiful
#pink
#motivation
#artist
#night
Posts using this hashtag
1,931

Note: If the '&' character is used in the hashtag/s that you're searching for then please use the 'and' keyword instead.


Top 10 hashtags used with #pequenaafrica

Percentage of hashtags used with #pequenaafrica on Instagram posts

Always up to date

Our software is actively updating our hashtags and including top trending hashtags or every category every few minutes. Be sure to use a trusted hashtag website, to ensure you are using up to date hashtags to maximize your potential and growth on Instagram, along with other social platforms.

Do you have any suggestions? Please send your feedback to us. We are always driven to provide a better service.

Hashtags available right here are chosen and also constructed in such a way that reveals their worth. You can pick from the listing that is carefully pertaining to your brand or article. For instance, pequenaafrica hashtags are widely browsed on Instagram to be utilized with pertinent articles.

Other than most recent and fashionable Instagram pequenaafrica hashtags, you need to upgrade pertinent material as well. As an example, if you aspire to utilize hashtags, after that see to it you are utilizing them efficiently. Top pequenaafrica hashtags are commonly gone over on Instagram that helps you in grabbing the interest of your targeted audience as well as a boost in the number of fans.

If you start utilizing preferred hashtags for pequenaafrica to advertise your brand name, then you will possibly build your involvement, in contrast, to simply replicating and pasting unconnected hashtags. Hashtagsforlikes has actually made it very easy for you to drag the hashtags that relate to your blog post or brand. Right here you will see tiny teams of comparable top Instagram pequenaafrica hashtags. These tiny teams can be made use of almost, as you can choose a various one whenever you upload something regarding the same subject or specific niche.

Bear in mind that a few of your blog posts can obtain included in the header area of an Instagram hashtag. It can breast the opportunity of getting even more sort, remarks along with followers, so prepare for that if it occurs every time by uploading a well-formed web content.

With proper and trendy hashtags for hashtags for pequenaafrica, you can boost the impressions of your posts and increase the credibility of your brand.


pequenaafrica instagram hashtag profile picture

#pequenaafrica photos & videos

1,931 Instagram Posts using #pequenaafrica hashtag

Advertisements

Top pequenaafrica Posts

PEDRA DO SAL: HISTÓRIA, RELIGIOSIDADE E RESISTÊNCIA! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sabia que os tradicionais sambas na Pedra do Sal vêm de uma época em que a capoeira, o candomblé e o samba eram ilegais. Sim, por incrível que pareça, essas manifestações culturais, e maravilhosas, já foram proibidas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nessa mesma época, o samba que conhecemos hoje como gênero musical, uma das raízes da Bossa Nova, ainda não existia. Samba era uma festa.. Os africanos se reuniam em rodas, com seus batuques, geralmente associados a elementos religiosos,
que instituíam entre os negros uma espécie de comunicação ritual através da música e da dança, da percussão e dos movimentos do corpo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No Rio de Janeiro, era na Pedra do Sal que essas festas aconteciam, com ajuda da matriarca Tia Ciata, para que a polícia não parasse com os sambas. Não à toa, o grafite da foto a homenageia, representando as reuniões que aconteciam na sua casa, onde além de receber os sambistas, tinha um centro de candomblé; Oxum, de quem era filha, nos porões de um navio, retratando a sofrida diáspora africana.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essa cidade guarda tanta história que às vezes fico sem saber por onde começar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sabia que a Pedra do Sal fica na região conhecida como Pequena África? No dia 03 de agosto, vai rolar o primeiro tour aqui da página, por essa região. Em parceria com a @soumaiscarioca, faremos o circuito da herança africana: o passeio é todo feito a pé e tem duração de aproximadamente 3h30, começando em frente ao Museu de Arte do Rio e terminando em frente ao Mural das Etnias, no Boulevard Olímpico. Nesse caminho, passaremos pelo Largo da Prainha, Morro da Conceição (que não é uma favela), Jardim Suspenso do Valongo e Cais do Valongo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
BORA? Chama todo mundo! 💜
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Serviço:
Dia: 03/08
Horário: 9h30 às 13h.
Ponto de encontro: Museu de Arte do Rio.
Valor: R$ 30,00 por pessoa.
Obs: levem água, protetor solar e vistam um calçado confortável.
📍Para garantir sua vaga: link na bio!
@soumaiscarioca
#orionaoesopraia

PEDRA DO SAL: HISTÓRIA, RELIGIOSIDADE E RESISTÊNCIA! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Sabia que os tradicionais sambas na Pedra do Sal vêm de uma época em que a capoeira, o candomblé e o samba eram ilegais. Sim, por incrível que pareça, essas manifestações culturais, e maravilhosas, já foram proibidas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Nessa mesma época, o samba que conhecemos hoje como gênero musical, uma das raízes da Bossa Nova, ainda não existia. Samba era uma festa.. Os africanos se reuniam em rodas, com seus batuques, geralmente associados a elementos religiosos, que instituíam entre os negros uma espécie de comunicação ritual através da música e da dança, da percussão e dos movimentos do corpo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ No Rio de Janeiro, era na Pedra do Sal que essas festas aconteciam, com ajuda da matriarca Tia Ciata, para que a polícia não parasse com os sambas. Não à toa, o grafite da foto a homenageia, representando as reuniões que aconteciam na sua casa, onde além de receber os sambistas, tinha um centro de candomblé; Oxum, de quem era filha, nos porões de um navio, retratando a sofrida diáspora africana. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Essa cidade guarda tanta história que às vezes fico sem saber por onde começar. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Sabia que a Pedra do Sal fica na região conhecida como Pequena África? No dia 03 de agosto, vai rolar o primeiro tour aqui da página, por essa região. Em parceria com a @soumaiscarioca , faremos o circuito da herança africana: o passeio é todo feito a pé e tem duração de aproximadamente 3h30, começando em frente ao Museu de Arte do Rio e terminando em frente ao Mural das Etnias, no Boulevard Olímpico. Nesse caminho, passaremos pelo Largo da Prainha, Morro da Conceição (que não é uma favela), Jardim Suspenso do Valongo e Cais do Valongo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ BORA? Chama todo mundo! 💜 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Serviço: Dia: 03/08 Horário: 9h30 às 13h. Ponto de encontro: Museu de Arte do Rio. Valor: R$ 30,00 por pessoa. Obs: levem água, protetor solar e vistam um calçado confortável. 📍Para garantir sua vaga: link na bio! @soumaiscarioca #orionaoesopraia

Tempinho chuvoso, bom pra ficar debaixo das cobertas né... NADA DISSO! rsrs
Ontem tivemos três passeio super legais e a chuva não impediu! Acontece que alguns roteiros culturais podem ser feitos mesmo com chuva fraca ou moderada então é bom sempre perguntar se vai ter o evento mesmo com chuva ☔
Quando o assunto é roteiro natural ou trilha, aí a coisa muda de figura... É necessário cancelar o evento por medida de segurança! Também é bom ficar atento quanto a isso!
Enfim, agradecemos a presença de todos que venceram o friozinho e o medo da chuva e esteve com a gente! Foi demais! ❤
#riocomchuva #riodejaneiro #orionaoesopraia #centrodorio #niteroi #pequenaafrica #passeioapé #cariocando

Tempinho chuvoso, bom pra ficar debaixo das cobertas né... NADA DISSO! rsrs Ontem tivemos três passeio super legais e a chuva não impediu! Acontece que alguns roteiros culturais podem ser feitos mesmo com chuva fraca ou moderada então é bom sempre perguntar se vai ter o evento mesmo com chuva ☔ Quando o assunto é roteiro natural ou trilha, aí a coisa muda de figura... É necessário cancelar o evento por medida de segurança! Também é bom ficar atento quanto a isso! Enfim, agradecemos a presença de todos que venceram o friozinho e o medo da chuva e esteve com a gente! Foi demais! ❤ #riocomchuva #riodejaneiro #orionaoesopraia #centrodorio #niteroi #pequenaafrica #passeioapé #cariocando

Só no gingado da capoeira pra te lembrar que o nosso #tourpequenaáfrica é NESTE DOMINGO dia 14/07 às 10h.
Você deve ter passado por aqui várias vezes, mas será que se ligou na história linda que emana daqui? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vemmm comigo e a @soumaiscarioca neste passeio TOP que vai mudar a sua maneira de ver o Rio. LINK para INSCRIÇÃO na bio.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#agregandocomeli #soumaiscarioca #021rio #pequenaafrica

Só no gingado da capoeira pra te lembrar que o nosso #tourpequenaáfrica é NESTE DOMINGO dia 14/07 às 10h. Você deve ter passado por aqui várias vezes, mas será que se ligou na história linda que emana daqui? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Vemmm comigo e a @soumaiscarioca neste passeio TOP que vai mudar a sua maneira de ver o Rio. LINK para INSCRIÇÃO na bio. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #agregandocomeli #soumaiscarioca #021rio #pequenaafrica

Lindo demais a Roda de Samba da Cabaça na calçada da Casa da Tia Ciata com tanta energia boa dos nossos músicos, convidados e amigos. Gratidão à todos os envolvidos. @sambadacabaca ✊🏾Resistência do samba.
Edição de agosto 2019.
👏🏿👏🏿😁🎶
Com @gracymarymoreira , @mayte.correa , @mussasambacombo , Paulo Marins, Moraes Silva, @cantormagnocarlos , @tadeumota , Agnaldo Pinto.
Convidados: @edilsonmarianobussonmaia
@luluch_carvalheira
@claytoncoficial
@cristovaoiglesias
@naratakimoto
@manojahi
@nelsonborgesrj
Andre Carneiro
Periquito
Ed Madureira
Jackson Britto
Bruno Komam
*...📷 @englishguideinrio
@artes.michelle
Mais fotos* Facebook Samba da Cabaça.
#tiaciata
#samba
#rodadesamba
#casatiaciata
#sambadacabaca
#pequenaafrica
#ancestralidade
#caisdovalongo
#cariocando
#riodejaneiro

Lindo demais a Roda de Samba da Cabaça na calçada da Casa da Tia Ciata com tanta energia boa dos nossos músicos, convidados e amigos. Gratidão à todos os envolvidos. @sambadacabaca ✊🏾Resistência do samba. Edição de agosto 2019. 👏🏿👏🏿😁🎶 Com @gracymarymoreira , @mayte .correa , @mussasambacombo , Paulo Marins, Moraes Silva, @cantormagnocarlos , @tadeumota , Agnaldo Pinto. Convidados: @edilsonmarianobussonmaia @luluch_carvalheira @claytoncoficial @cristovaoiglesias @naratakimoto @manojahi @nelsonborgesrj Andre Carneiro Periquito Ed Madureira Jackson Britto Bruno Komam *...📷 @englishguideinrio @artes .michelle Mais fotos* Facebook Samba da Cabaça. #tiaciata #samba #rodadesamba #casatiaciata #sambadacabaca #pequenaafrica #ancestralidade #caisdovalongo #cariocando #riodejaneiro

CHEGA LOGO, DOMINGO! #nuncatepedinada 😱😂 @soumaiscarioca
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vai uma carona aí? Ainda não se decidiu se vai no TOUR PEQUENA ÁFRICA? Oh, vambora que indecisão não está com nada. Neste domingo, 14/07 às 10h nos encontraremos no @museudeartedorio pra gente agregar neste passeio. 1 ano de canal #avidaémuitomais e quem ganha o presente são vocês. Vamuuuu! Prometo que vai ser muito divertido. INSCRIÇÕES > LINK NA BIO.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#agregandocomeli #nilopolis #vamospassear #tourpequenaáfrica #pequenaafrica #soumaiscarioca #youtubercarioca

CHEGA LOGO, DOMINGO! #nuncatepedinada 😱😂 @soumaiscarioca ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Vai uma carona aí? Ainda não se decidiu se vai no TOUR PEQUENA ÁFRICA? Oh, vambora que indecisão não está com nada. Neste domingo, 14/07 às 10h nos encontraremos no @museudeartedorio pra gente agregar neste passeio. 1 ano de canal #avidaémuitomais e quem ganha o presente são vocês. Vamuuuu! Prometo que vai ser muito divertido. INSCRIÇÕES > LINK NA BIO. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #agregandocomeli #nilopolis #vamospassear #tourpequenaáfrica #pequenaafrica #soumaiscarioca #youtubercarioca

Eu espero que seu celular não trave com o poder desta foto... Foi na Pequena África que as tias baianas resignificaram a vida dentro do sistema escravista e lançaram as bases da cultura carioca no século XIX. Redes de acolhimento e proteção se formaram. A GMater ou gestão matriarcal era a base organizacional da nossa 'África em miniatura'. Venha conhecer a Pequena África e a história das baianas que se tornaram símbolo da resistência negra pós-abolição. Também vamos celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha!
Conheça a Pequena África e a Gestão Matriarcal:
Data: 27/07/2019.
Horário: 9:30 (tolerância de 15 minutos)
Ponto de Encontro: Em frente ao Museu de Arte do Rio (MAR) - Praça Mauá, 05
Valor: R$20,00 (pagamento no local ou pagamento antecipado individual) ou R$15,00 (antecipado a partir de 2 pessoas) 📸: @pokoxolo
#resistência #mulhernegra #pequenaafrica #ancestralidade
#riodejaneiro #errejota #oquefazernorio #orionaoesopraia #rioilove #rioeuteamo

Eu espero que seu celular não trave com o poder desta foto... Foi na Pequena África que as tias baianas resignificaram a vida dentro do sistema escravista e lançaram as bases da cultura carioca no século XIX. Redes de acolhimento e proteção se formaram. A GMater ou gestão matriarcal era a base organizacional da nossa 'África em miniatura'. Venha conhecer a Pequena África e a história das baianas que se tornaram símbolo da resistência negra pós-abolição. Também vamos celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha! Conheça a Pequena África e a Gestão Matriarcal: Data: 27/07/2019. Horário: 9:30 (tolerância de 15 minutos) Ponto de Encontro: Em frente ao Museu de Arte do Rio (MAR) - Praça Mauá, 05 Valor: R$20,00 (pagamento no local ou pagamento antecipado individual) ou R$15,00 (antecipado a partir de 2 pessoas) 📸: @pokoxolo #resistência #mulhernegra #pequenaafrica #ancestralidade #riodejaneiro #errejota #oquefazernorio #orionaoesopraia #rioilove #rioeuteamo

POR AQUI, NÃO TEM TEMPO RUIM QUE ACABE COM O FERIADO! Se a previsão do tempo diz que amanhã vem chuva, eu digo pra você não se preocupar, que o Rio tem programação. Amanhã, às 16h, rola a abertura da exposição 'Mulheres na Coleção MAR + A pequena África e o MAR de Tia Lúcia', no @museudeartedorio.
.
Em parceria com o Festival Mulheres do Mundo (WOW – Women of the World Festival), a partir das 10h, o espaço é aberto para que mulheres celebrem suas histórias de lutas e conquistas, por meio da troca de experiências e do conhecimento de novas perspectivas, com debates, palestras, encontros, conversas, e apresentações culturais e artísticas, nos dias 16, 17 e 18 de novembro. @festivalwowrio.
.
Também amanhã (16/11), às 16h, será inaugurada a exposição “A Pequena África e o MAR de Tia Lúcia – Homenagem a Lúcia Maria dos Santos”, na biblioteca d Musei. A exposição apresenta um conjunto de obras de Tia Lúcia, figura representativa da região conhecida como a Pequena África (região da zona portuária, Gamboa e Saúde onde se encontram as comunidades que restaram dos Quilombos da Pedra do Sal, Santo Cristo, e outros locais habitados por escravos alforriados e que ficaram assim conhecidos a partir de 1850) com pinturas, desenhos e objetos pessoais da artista, morta em setembro deste ano, além de vídeos, documentos e fotografias doados por amigos serão expostos na mostra, desenvolvida em parceria com o programa Vizinhos do MAR (um programa que fomenta a participação da comunidade da região portuária nas ações e nas atividades realizadas no museu).
.
Tudo de graça! 😍 Quem vai? #orionaoesopraia.

POR AQUI, NÃO TEM TEMPO RUIM QUE ACABE COM O FERIADO! Se a previsão do tempo diz que amanhã vem chuva, eu digo pra você não se preocupar, que o Rio tem programação. Amanhã, às 16h, rola a abertura da exposição 'Mulheres na Coleção MAR + A pequena África e o MAR de Tia Lúcia', no @museudeartedorio . . Em parceria com o Festival Mulheres do Mundo (WOW – Women of the World Festival), a partir das 10h, o espaço é aberto para que mulheres celebrem suas histórias de lutas e conquistas, por meio da troca de experiências e do conhecimento de novas perspectivas, com debates, palestras, encontros, conversas, e apresentações culturais e artísticas, nos dias 16, 17 e 18 de novembro. @festivalwowrio . . Também amanhã (16/11), às 16h, será inaugurada a exposição “A Pequena África e o MAR de Tia Lúcia – Homenagem a Lúcia Maria dos Santos”, na biblioteca d Musei. A exposição apresenta um conjunto de obras de Tia Lúcia, figura representativa da região conhecida como a Pequena África (região da zona portuária, Gamboa e Saúde onde se encontram as comunidades que restaram dos Quilombos da Pedra do Sal, Santo Cristo, e outros locais habitados por escravos alforriados e que ficaram assim conhecidos a partir de 1850) com pinturas, desenhos e objetos pessoais da artista, morta em setembro deste ano, além de vídeos, documentos e fotografias doados por amigos serão expostos na mostra, desenvolvida em parceria com o programa Vizinhos do MAR (um programa que fomenta a participação da comunidade da região portuária nas ações e nas atividades realizadas no museu). . Tudo de graça! 😍 Quem vai? #orionaoesopraia.

ÚLTIMAS VAGAS PARA O 1º TOUR O RIO NÃO É SÓ PRAIA!
Já garantiu o seu ingresso? Restam apenas 10 vagas. 😱
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como falei por aqui nos últimos dias, o primeiro tour aqui da página acontecerá no dia 03 de agosto, pelo Circuito da Herança Africana, na Região Portuária, em parceria com a @soumaiscarioca. Passaremos por lugares como o Largo São Francisco da Prainha, que além de toda sua história, tem essa estátua homenageando Mercedes Baptista, a primeira bailarina negra do @theatromunicipalrj. O local homenageia esse ícone da dança afro no Brasil, que muitos não sabem, mas foi a responsável pelas primeiras alas coreografadas do carnaval carioca.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além de conhecer locais irados da cidade, fazer o tour pela Pequena África é tomar um banho de história, cultura e se conectar ainda mais com as raízes do Brasil e do Rio de Janeiro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E aí, bora? Pra garantir sua vaga basta acessar o link da bio ou do destaque nos stories.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Serviço:
Dia: 03/08
Horário: 9h30 às 13h.
Ponto de encontro: Museu de Arte do Rio.
Valor: R$ 30,00 por pessoa.
Obs: levem água, protetor solar e vistam um calçado confortável.
Para garantir sua vaga: link na bio!
@soumaiscarioca
#orionaoesopraia

ÚLTIMAS VAGAS PARA O 1º TOUR O RIO NÃO É SÓ PRAIA! Já garantiu o seu ingresso? Restam apenas 10 vagas. 😱 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Como falei por aqui nos últimos dias, o primeiro tour aqui da página acontecerá no dia 03 de agosto, pelo Circuito da Herança Africana, na Região Portuária, em parceria com a @soumaiscarioca . Passaremos por lugares como o Largo São Francisco da Prainha, que além de toda sua história, tem essa estátua homenageando Mercedes Baptista, a primeira bailarina negra do @theatromunicipalrj . O local homenageia esse ícone da dança afro no Brasil, que muitos não sabem, mas foi a responsável pelas primeiras alas coreografadas do carnaval carioca. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Além de conhecer locais irados da cidade, fazer o tour pela Pequena África é tomar um banho de história, cultura e se conectar ainda mais com as raízes do Brasil e do Rio de Janeiro. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ E aí, bora? Pra garantir sua vaga basta acessar o link da bio ou do destaque nos stories. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Serviço: Dia: 03/08 Horário: 9h30 às 13h. Ponto de encontro: Museu de Arte do Rio. Valor: R$ 30,00 por pessoa. Obs: levem água, protetor solar e vistam um calçado confortável. Para garantir sua vaga: link na bio! @soumaiscarioca #orionaoesopraia

Que dia Senhores...! Encarar o desafio de empreender a sua arte e através disso ter a possibilidade de dar voz e espaço a tantas outras iniciativas potentes é uma honra! Levar o nome da Feira Preta é uma responsa muito grande, sou grata a Adriana Barbosa por acreditar em nosso potencial de produçao aqui no RJ. Foram mais de 60 empreendedores negros, dentre os seguimentos de moda, arte, design, literatura, tatoo e gastronomia, oficinas e rodas de conversa durante todo o dia com projetos incríveis, artistas negros de todas as idades e exppressões interagindo e abrilhantando o icônico palco do Terreirão do Samba! Tantos sonhos e tantas vidas sendo impactadas em um só dia , numa mesma direção que só leva o nível das produções Negras ! GRATIDÃO a todo o público que compareceu e a todos que fizeram parte dessa construção! ❤ Instituto BLACK BOM é coisa nossa!
#BaileBlackBom #afroempreendedorismo #blackmoney #PequenaAfrica #QuilomboemMovimento #NósporNós #FeiraPreta

Que dia Senhores...! Encarar o desafio de empreender a sua arte e através disso ter a possibilidade de dar voz e espaço a tantas outras iniciativas potentes é uma honra! Levar o nome da Feira Preta é uma responsa muito grande, sou grata a Adriana Barbosa por acreditar em nosso potencial de produçao aqui no RJ. Foram mais de 60 empreendedores negros, dentre os seguimentos de moda, arte, design, literatura, tatoo e gastronomia, oficinas e rodas de conversa durante todo o dia com projetos incríveis, artistas negros de todas as idades e exppressões interagindo e abrilhantando o icônico palco do Terreirão do Samba! Tantos sonhos e tantas vidas sendo impactadas em um só dia , numa mesma direção que só leva o nível das produções Negras ! GRATIDÃO a todo o público que compareceu e a todos que fizeram parte dessa construção! ❤ Instituto BLACK BOM é coisa nossa! #BaileBlackBom #afroempreendedorismo #blackmoney #PequenaAfrica #QuilomboemMovimento #NósporNós #FeiraPreta

Advertisements

Latest pequenaafrica Posts

Mais um sábado maravilhoso com as oficinas de jongo com @lizzadias e tambores com Leonardo Dias.
😍✊🏿
#jongo
#CasaDaTiaCiata
#ancestralidade
#tambores
#caisdovalongo
#Gamboa
#RiodeJaneiro
#pequenaafrica

Mais um sábado maravilhoso com as oficinas de jongo com @lizzadias e tambores com Leonardo Dias. 😍✊🏿 #jongo #CasaDaTiaCiata #ancestralidade #tambores #caisdovalongo #Gamboa #RiodeJaneiro #pequenaafrica

Hoje foi um dia muito especial. Tivemos a honra de receber Marina de cinco anos e dona Zilá de 86 anos!
Disposição, bom humor e muito conhecimento me fizeram ter certeza que estamos no lugar e no caminho certo. Obrigado a todos que trocaram seu sábado para compartilhar conhecimento por algumas horas.
.
.
.
.
.
.
.
.
#diaespecial #lindodia #culturanegra #pequenaafrica #historia #negrociandohistoria #historiadaafrica #pracamaua #gamboa #alunos #auladehistoria #aprendizado #escola #empoderamento #resistencia #conhecimento #professor #aula #pracamaua #centrorj #rio #riodejaneiro #rj

Hoje foi um dia muito especial. Tivemos a honra de receber Marina de cinco anos e dona Zilá de 86 anos! Disposição, bom humor e muito conhecimento me fizeram ter certeza que estamos no lugar e no caminho certo. Obrigado a todos que trocaram seu sábado para compartilhar conhecimento por algumas horas. . . . . . . . . #diaespecial #lindodia #culturanegra #pequenaafrica #historia #negrociandohistoria #historiadaafrica #pracamaua #gamboa #alunos #auladehistoria #aprendizado #escola #empoderamento #resistencia #conhecimento #professor #aula #pracamaua #centrorj #rio #riodejaneiro #rj

Tá ligado que o Rio a pé vai te deixar por dentro sobre a Pequena África pra gabaritar na prova, né? 🤩
Salva aí dia 21/09 tem rolê cult e educativo pelo RJ! A programação está incrível e só vai ter mestre brabo pra explicar tudo. Volte 5 publicações e veja o roteiro!
⠀
Espalha pra geral (consultar condições para não-alunos do GEN)

Tá ligado que o Rio a pé vai te deixar por dentro sobre a Pequena África pra gabaritar na prova, né? 🤩 Salva aí dia 21/09 tem rolê cult e educativo pelo RJ! A programação está incrível e só vai ter mestre brabo pra explicar tudo. Volte 5 publicações e veja o roteiro! ⠀ Espalha pra geral (consultar condições para não-alunos do GEN)

❤️✊🏿Resistência do samba.
Edição de agosto 2019.
👏🏿👏🏿😁🎶 @cantormagnocarlos
📝Anota aí : Próxima Roda de Samba da Cabaça 08/09 domingo na Pedra do Sal às 14h.
Vem pra roda!
#tiaciata
#samba
#rodadesamba
#casatiaciata
#sambadacabaca
#resistenciacultural
#pequenaafrica
#ancestralidade
#caisdovalongo
#riodejaneiro
#gamboa

❤️✊🏿Resistência do samba. Edição de agosto 2019. 👏🏿👏🏿😁🎶 @cantormagnocarlos 📝Anota aí : Próxima Roda de Samba da Cabaça 08/09 domingo na Pedra do Sal às 14h. Vem pra roda! #tiaciata #samba #rodadesamba #casatiaciata #sambadacabaca #resistenciacultural #pequenaafrica #ancestralidade #caisdovalongo #riodejaneiro #gamboa

A tour Pequena África e a Gestão Matriarcal das Tias Baianas da @soumaiscarioca é uma daquelas aulas de história que a gente não tem na escola e que definitivamente deveriam estar [na prática] nos currículos dos colégios cariocas, pelo menos, e uma visita que todo brasileiro deveria fazer pelo menos uma vez na vida; Além da arquitetura histórica e contemporânea em forma de contraste principalmente com o @museudeartedorio o @museudoamanha, o passeio revela o processo de formação da cidade através da ressignificação da vida no sistema escravista pelas mãos de ícones como Mercedes Baptista, a primeira bailarina negra na história do @theatromunicipalrj; Hilária Batista de Almeida, a tia Ciata, inspiração para o nome da escola Municipal, na presidente Vargas - @soumaiscarioca conversem com a @casadatiaciata na Camerino, pra tentar viabilizar uma visita; já jonguei por lá e realmente é um solo sagrado, mágico mesmo. E o Jardim Suspenso do Valongo fica logo em cima - João da Baiana, compositor e pandeirista, filho de Piciana e pioneiro do samba; entre outros 🖤 Encerrando o percurso no Sítio Arqueológico do Cais do Valongo, hoje patrimônio cultural da humanidade pela @unesco @unescobrasil. No destaque, foto da Rua Eduardo Jansen, famosa por aparecer fazer cenário para vários mv's, nacionais e internacionais, como da @beyonce e @pharrell, novelas, produções de moda e fotografia, etc...Acompanhem as mídias da @soumaiscarioca aqui e no @facebook pra ficar por dentro das próximas datas! Aprovado e recomendadíssimo 😉 [English in comments]

A tour Pequena África e a Gestão Matriarcal das Tias Baianas da @soumaiscarioca é uma daquelas aulas de história que a gente não tem na escola e que definitivamente deveriam estar [na prática] nos currículos dos colégios cariocas, pelo menos, e uma visita que todo brasileiro deveria fazer pelo menos uma vez na vida; Além da arquitetura histórica e contemporânea em forma de contraste principalmente com o @museudeartedorio o @museudoamanha , o passeio revela o processo de formação da cidade através da ressignificação da vida no sistema escravista pelas mãos de ícones como Mercedes Baptista, a primeira bailarina negra na história do @theatromunicipalrj ; Hilária Batista de Almeida, a tia Ciata, inspiração para o nome da escola Municipal, na presidente Vargas - @soumaiscarioca conversem com a @casadatiaciata na Camerino, pra tentar viabilizar uma visita; já jonguei por lá e realmente é um solo sagrado, mágico mesmo. E o Jardim Suspenso do Valongo fica logo em cima - João da Baiana, compositor e pandeirista, filho de Piciana e pioneiro do samba; entre outros 🖤 Encerrando o percurso no Sítio Arqueológico do Cais do Valongo, hoje patrimônio cultural da humanidade pela @unesco @unescobrasil . No destaque, foto da Rua Eduardo Jansen, famosa por aparecer fazer cenário para vários mv's, nacionais e internacionais, como da @beyonce e @pharrell , novelas, produções de moda e fotografia, etc...Acompanhem as mídias da @soumaiscarioca aqui e no @facebook pra ficar por dentro das próximas datas! Aprovado e recomendadíssimo 😉 [English in comments]

Atenção, pessoal! Atendemos os pedidos e inserimos uma AULA EXTRA NO DOMINGO! Ela será no dia 25/08. As inscrições estão abertas. 🙂
.
.
.
.
.
.
.
.
#culturanegra #pequenaafrica #historia #negrociandohistoria #historiadaafrica #pracamaua #gamboa #alunos #auladehistoria #escola #empoderamento #conhecimento #professor #aula #pracamaua #centrorj #rio #riodejaneiro #rj

Atenção, pessoal! Atendemos os pedidos e inserimos uma AULA EXTRA NO DOMINGO! Ela será no dia 25/08. As inscrições estão abertas. 🙂 . . . . . . . . #culturanegra #pequenaafrica #historia #negrociandohistoria #historiadaafrica #pracamaua #gamboa #alunos #auladehistoria #escola #empoderamento #conhecimento #professor #aula #pracamaua #centrorj #rio #riodejaneiro #rj

Chegando do Rio encontramos a @soumaiscarioca para aprender sobre a história da #PequenaAfrica ✊🏽🖤 Vc mulher negra que quiser passar esse fds no Rio de Janeiro com a gente em Outubro comenta #RJ e marca azamiga todas pois vamos reunir as @bitongatravel ! 👩🏽‍🦱👩🏿‍🦱👩🏾‍🦱

Chegando do Rio encontramos a @soumaiscarioca para aprender sobre a história da #PequenaAfrica ✊🏽🖤 Vc mulher negra que quiser passar esse fds no Rio de Janeiro com a gente em Outubro comenta #RJ e marca azamiga todas pois vamos reunir as @bitongatravel ! 👩🏽‍🦱👩🏿‍🦱👩🏾‍🦱

👉🏽 @axelle_travels
・・・
😘LONG POST, PLEASE READ: Hidden in the middle of Rio’s “Pequena Africa” (Little Africa) neighborhood, I found many beautiful and unique gems. You can admire the Brazilian flag painted on these steps, tour it’s breathtaking graffiti art, learn about the birthplace of Samba dance at Pedra do Sal, or even discover the history of millions of Africans shipped to Brazil during the slave trade.
What many might not realize is that Brazil was once a major hub for imported Slaves. From 1600-1850, about 4.5 million enslaved Africans were taken to Brazil; this is 10x as many that were trafficked to North America, and far more than the total number of Africans who were transported to all of the Caribbean and North America combined. In present-day, 97 million Brazilians, or 50.7% of the population, define themselves as black or mixed race.
Unfortunately over hundred of years, Brazil’s rich history and connection to Africa has been sadly overshadowed by the city of Rio de Janeiro’s attempt to erase the memory of the slave trade by building over such historic sites such as Valongo Wharf, once it’s largest slave market, along with cemeteries containing the bodies of millions of Africans who died during the long journey in the seas. Several attempts of gentrification of this area resulted in the rediscovery of many of these historic sites. Now a memorial and museum stands in its place, which includes many references to the African countries/ slave ports that the slaves originated from.
#Africa #SlaveTrade #SouthAmerica #Brazil #myvoyageback #Wow #History #Learn #PequenaAfrica #Valongo #AfroLatina #Afrochella

👉🏽 @axelle_travels ・・・ 😘LONG POST, PLEASE READ: Hidden in the middle of Rio’s “Pequena Africa” (Little Africa) neighborhood, I found many beautiful and unique gems. You can admire the Brazilian flag painted on these steps, tour it’s breathtaking graffiti art, learn about the birthplace of Samba dance at Pedra do Sal, or even discover the history of millions of Africans shipped to Brazil during the slave trade. What many might not realize is that Brazil was once a major hub for imported Slaves. From 1600-1850, about 4.5 million enslaved Africans were taken to Brazil; this is 10x as many that were trafficked to North America, and far more than the total number of Africans who were transported to all of the Caribbean and North America combined. In present-day, 97 million Brazilians, or 50.7% of the population, define themselves as black or mixed race. Unfortunately over hundred of years, Brazil’s rich history and connection to Africa has been sadly overshadowed by the city of Rio de Janeiro’s attempt to erase the memory of the slave trade by building over such historic sites such as Valongo Wharf, once it’s largest slave market, along with cemeteries containing the bodies of millions of Africans who died during the long journey in the seas. Several attempts of gentrification of this area resulted in the rediscovery of many of these historic sites. Now a memorial and museum stands in its place, which includes many references to the African countries/ slave ports that the slaves originated from. #Africa #SlaveTrade #SouthAmerica #Brazil #myvoyageback #Wow #History #Learn #PequenaAfrica #Valongo #AfroLatina #Afrochella

❤️✊🏿Resistência do samba.
Edição de agosto 2019.
👏🏿👏🏿😁🎶 @mussasambacombo
📝Anota aí : Próxima Roda de Samba da Cabaça 08/09 domingo na Pedra do Sal às 14h.
Vem pra roda!
#tiaciata
#samba
#rodadesamba
#casatiaciata
#sambadacabaca
#resistenciacultural
#pequenaafrica
#ancestralidade
#caisdovalongo
#riodejaneiro
#gamboa

❤️✊🏿Resistência do samba. Edição de agosto 2019. 👏🏿👏🏿😁🎶 @mussasambacombo 📝Anota aí : Próxima Roda de Samba da Cabaça 08/09 domingo na Pedra do Sal às 14h. Vem pra roda! #tiaciata #samba #rodadesamba #casatiaciata #sambadacabaca #resistenciacultural #pequenaafrica #ancestralidade #caisdovalongo #riodejaneiro #gamboa

Depois de uma aula intensa e muitas dúvidas o fotógrafo Tayso Motta registrou essa linda imagem. Obrigado aos alunos da UNIRIO, professores da rede pública e a todos que compareceram no dia 10/08. Foi lindo!
Obs: A pedidos este mês teremos um domingo com aula extra no dia 25/08. Em breve faremos a publicação. As inscrições já estão abertas.
.
.
.
.
.
.
#culturanegra #pequenaafrica #historia #negrociandohistoria #historiadaafrica #pracamaua #gamboa #alunos #auladehistoria #redepublica #escola #empoderamento #conhecimento #professor #aula #pracamaua #centrorj #rio #riodejaneiro #rj

Depois de uma aula intensa e muitas dúvidas o fotógrafo Tayso Motta registrou essa linda imagem. Obrigado aos alunos da UNIRIO, professores da rede pública e a todos que compareceram no dia 10/08. Foi lindo! Obs: A pedidos este mês teremos um domingo com aula extra no dia 25/08. Em breve faremos a publicação. As inscrições já estão abertas. . . . . . . #culturanegra #pequenaafrica #historia #negrociandohistoria #historiadaafrica #pracamaua #gamboa #alunos #auladehistoria #redepublica #escola #empoderamento #conhecimento #professor #aula #pracamaua #centrorj #rio #riodejaneiro #rj

A foto é a mesma, mas o estímulo pode ser muito diferente! (Reza lenda que o menino bateu asas e saiu voando) #photography #canon #canont6 #canonbr #pequenaafrica

A foto é a mesma, mas o estímulo pode ser muito diferente! (Reza lenda que o menino bateu asas e saiu voando) #photography #canon #canont6 #canonbr #pequenaafrica

No sábado dia 17 de agosto venha participar das nossas oficinas.
As inscrições podem ser feitas no airbnb ou no dia da oficina.
Oficina Vivência do Jongo às 14h
Lizza Dias @lizzadias
https://abnb.me/zMR0eUc7vR
Oficina de tambor às 16h
Leonardo Dias
https://abnb.me/5qxUTve7vR
Cada oficina R$ 25.
Endereço : Casa da Tia Ciata - rua camerino n°5. Centro RJ.
#casatiaciata
#tiaciata
#caisdovalongo
#pequenaafrica
#jongo
#samba
#tambor
#zonaportuaria
#RioDeJaneiro
#Gamboa

No sábado dia 17 de agosto venha participar das nossas oficinas. As inscrições podem ser feitas no airbnb ou no dia da oficina. Oficina Vivência do Jongo às 14h Lizza Dias @lizzadias https://abnb.me/zMR0eUc7vR Oficina de tambor às 16h Leonardo Dias https://abnb.me/5qxUTve7vR Cada oficina R$ 25. Endereço : Casa da Tia Ciata - rua camerino n°5. Centro RJ. #casatiaciata #tiaciata #caisdovalongo #pequenaafrica #jongo #samba #tambor #zonaportuaria #RioDeJaneiro #Gamboa

❤️✊🏿Resistência do samba.
Edição de agosto 2019.
👏🏿👏🏿😁🎶 📝Anota aí : Próxima Roda de Samba da Cabaça 08/09 domingo na Pedra do Sal às 14h.
Vem pra roda!
@sambadacabaca
#tiaciata
#samba
#rodadesamba
#casatiaciata
#sambadacabaca
#resistenciacultural
#pequenaafrica
#ancestralidade
#caisdovalongo
#riodejaneiro
#gamboa
#jongo

❤️✊🏿Resistência do samba. Edição de agosto 2019. 👏🏿👏🏿😁🎶 📝Anota aí : Próxima Roda de Samba da Cabaça 08/09 domingo na Pedra do Sal às 14h. Vem pra roda! @sambadacabaca #tiaciata #samba #rodadesamba #casatiaciata #sambadacabaca #resistenciacultural #pequenaafrica #ancestralidade #caisdovalongo #riodejaneiro #gamboa #jongo

❤️✊🏿Resistência do samba.
Edição de agosto 2019.
👏🏿👏🏿😁🎶 @mayte.correa
@cantormagnocarlos
📝Anota aí : Próxima Roda de Samba da Cabaça 08/09 domingo na Pedra do Sal às 14h.
Vem pra roda!
#tiaciata
#samba
#rodadesamba
#casatiaciata
#sambadacabaca
#resistenciacultural
#pequenaafrica
#ancestralidade
#caisdovalongo
#riodejaneiro
#gamboa
#021

❤️✊🏿Resistência do samba. Edição de agosto 2019. 👏🏿👏🏿😁🎶 @mayte .correa @cantormagnocarlos 📝Anota aí : Próxima Roda de Samba da Cabaça 08/09 domingo na Pedra do Sal às 14h. Vem pra roda! #tiaciata #samba #rodadesamba #casatiaciata #sambadacabaca #resistenciacultural #pequenaafrica #ancestralidade #caisdovalongo #riodejaneiro #gamboa #021

Lindo demais a Roda de Samba da Cabaça na calçada da Casa da Tia Ciata com tanta energia boa dos nossos músicos, convidados e amigos. Gratidão à todos os envolvidos. @sambadacabaca ✊🏾Resistência do samba.
Edição de agosto 2019.
👏🏿👏🏿😁🎶
Com @gracymarymoreira , @mayte.correa , @mussasambacombo , Paulo Marins, Moraes Silva, @cantormagnocarlos , @tadeumota , Agnaldo Pinto.
Convidados: @edilsonmarianobussonmaia
@luluch_carvalheira
@claytoncoficial
@cristovaoiglesias
@naratakimoto
@manojahi
@nelsonborgesrj
Andre Carneiro
Periquito
Ed Madureira
Jackson Britto
Bruno Komam
*...📷 @englishguideinrio
@artes.michelle
Mais fotos* Facebook Samba da Cabaça.
#tiaciata
#samba
#rodadesamba
#casatiaciata
#sambadacabaca
#pequenaafrica
#ancestralidade
#caisdovalongo
#cariocando
#riodejaneiro

Lindo demais a Roda de Samba da Cabaça na calçada da Casa da Tia Ciata com tanta energia boa dos nossos músicos, convidados e amigos. Gratidão à todos os envolvidos. @sambadacabaca ✊🏾Resistência do samba. Edição de agosto 2019. 👏🏿👏🏿😁🎶 Com @gracymarymoreira , @mayte .correa , @mussasambacombo , Paulo Marins, Moraes Silva, @cantormagnocarlos , @tadeumota , Agnaldo Pinto. Convidados: @edilsonmarianobussonmaia @luluch_carvalheira @claytoncoficial @cristovaoiglesias @naratakimoto @manojahi @nelsonborgesrj Andre Carneiro Periquito Ed Madureira Jackson Britto Bruno Komam *...📷 @englishguideinrio @artes .michelle Mais fotos* Facebook Samba da Cabaça. #tiaciata #samba #rodadesamba #casatiaciata #sambadacabaca #pequenaafrica #ancestralidade #caisdovalongo #cariocando #riodejaneiro

Lindo demais a Roda de Samba da Cabaça na calçada da Casa da Tia Ciata com tanta energia boa dos nossos músicos, convidados e amigos. Gratidão à todos os envolvidos. ✊🏾Resistência do samba.
Edição de agosto 2019.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👏🏿👏🏿😁🎶⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com @gracymarymoreira , @mayte.correa , @mussasambacombo , Paulo Marins, Moraes Silva, @cantormagnocarlos , @tadeumota , Agnaldo Pinto.
Convidados: @edilsonmarianobussonmaia
@luluch_carvalheira @claytoncoficial
@cristovaoiglesias
@naratakimoto
@manojahi
@nelsonborgesrj
@jack_britto
Andre Carneiro
Periquito
Ed Madureira
Bruno Komam
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
*...📷 @englishguideinrio
@artes.michelle
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mais fotos* Facebook Samba da Cabaça.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#tiaciata
#samba
#rodadesamba
#casatiaciata
#sambadacabaca
#pequenaafrica
#ancestralidade
#caisdovalongo
#cariocando
#riodejaneiro

Lindo demais a Roda de Samba da Cabaça na calçada da Casa da Tia Ciata com tanta energia boa dos nossos músicos, convidados e amigos. Gratidão à todos os envolvidos. ✊🏾Resistência do samba. Edição de agosto 2019.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 👏🏿👏🏿😁🎶⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Com @gracymarymoreira , @mayte .correa , @mussasambacombo , Paulo Marins, Moraes Silva, @cantormagnocarlos , @tadeumota , Agnaldo Pinto. Convidados: @edilsonmarianobussonmaia @luluch_carvalheira @claytoncoficial @cristovaoiglesias @naratakimoto @manojahi @nelsonborgesrj @jack_britto Andre Carneiro Periquito Ed Madureira Bruno Komam ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ *...📷 @englishguideinrio @artes .michelle ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Mais fotos* Facebook Samba da Cabaça. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #tiaciata #samba #rodadesamba #casatiaciata #sambadacabaca #pequenaafrica #ancestralidade #caisdovalongo #cariocando #riodejaneiro

Hoje tem Roda de Samba da Cabaça 09/08 às 18h na Rua Camerino n 5, Gamboa, Rio de Janeiro - RJ, 20080-011.
Resistência do samba ✊🏿🎶
@sambadacabaca
Vem pra roda!
...
#TiaCiata
#samba
#rodadesamba
#casatiaciata
#sambadacabaca
#Gamboa
#resistenciacultural
#ancestralidade
#caisdovalongo
#cariocando
#gratis
#zonaportuariadoriodejaneiro
#pequenaafrica

Hoje tem Roda de Samba da Cabaça 09/08 às 18h na Rua Camerino n 5, Gamboa, Rio de Janeiro - RJ, 20080-011. Resistência do samba ✊🏿🎶 @sambadacabaca Vem pra roda! ... #TiaCiata #samba #rodadesamba #casatiaciata #sambadacabaca #Gamboa #resistenciacultural #ancestralidade #caisdovalongo #cariocando #gratis #zonaportuariadoriodejaneiro #pequenaafrica

Hoje tem Roda de Samba da Cabaça 09/08 às 18h na Rua Camerino n 5, Gamboa, Rio de Janeiro - RJ, 20080-011.
Resistência do samba ✊🏿🎶 Vem pra roda!
...
#TiaCiata
#samba
#rodadesamba
#casatiaciata
#sambadacabaca
#sambaderesistencia
#resistenciacultural
#ancestralidade
#caisdovalongo
#cariocando
#gratis
#zonaportuariadoriodejaneiro
#pequenaafrica

Hoje tem Roda de Samba da Cabaça 09/08 às 18h na Rua Camerino n 5, Gamboa, Rio de Janeiro - RJ, 20080-011. Resistência do samba ✊🏿🎶 Vem pra roda! ... #TiaCiata #samba #rodadesamba #casatiaciata #sambadacabaca #sambaderesistencia #resistenciacultural #ancestralidade #caisdovalongo #cariocando #gratis #zonaportuariadoriodejaneiro #pequenaafrica

#tbt da caminhada pelo lado b do Rio de Janeiro 💛💚 #pequenaafrica #RJ #blackpower

#tbt da caminhada pelo lado b do Rio de Janeiro 💛💚 #pequenaafrica #RJ #blackpower

#Repost @englishguideinrio
• • • • • •
🇧🇷Caminhos de Ciata, cumprido com sucesso! 🇬🇧Aunt Ciata's paths, successfully fulfilled
#englishguideinrio #casatiaciata #riodejaneiroinstagram #pedradosal #gamboa #sambadacabaca #saofranciscodaprainha #prainha #samba #turismobrasil #pequenaafrica

#Repost @englishguideinrio • • • • • • 🇧🇷Caminhos de Ciata, cumprido com sucesso! 🇬🇧Aunt Ciata's paths, successfully fulfilled #englishguideinrio #casatiaciata #riodejaneiroinstagram #pedradosal #gamboa #sambadacabaca #saofranciscodaprainha #prainha #samba #turismobrasil #pequenaafrica

Negra!
E daí?
E daí?
Negra!
Sim
Negra!
Sou
Negra! -Victoria Santa Cruz
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
#mulherão #mulher #wakandainmadureira #wakandaforever #negra #rj #pequenaafrica #empoderamentonegro

Negra! E daí? E daí? Negra! Sim Negra! Sou Negra! -Victoria Santa Cruz . . . . . . . . . . . . . . . . . . . #mulherão #mulher #wakandainmadureira #wakandaforever #negra #rj #pequenaafrica #empoderamentonegro

Logo mais faremos uma linda apresentação no @msdeltarj No repertório muito som autoral além de belas releituras criadas para clássicos da nossa música!
.
.
Só vem!!
.
.
O Missisipi Delta Blues Bar fica na Rua Pedro Ernesto, 89, Gamboa/RJ. A entrada é 0800!!
.
.
#sementecrioula #somautoral #compositor #composer #cantautor #musicaaovivo #show #violão #percussão #djembe #boadequinta #brazilianmusic #africanmusic #worldmusic #mpb #sambajazz #ijexa #jongo #reggae #afrobeat #jazz #samba #riodejaneiro #rj #zonaportuaria #pequenaafrica #saude #brazil #producaoindependente #procuresaber

Logo mais faremos uma linda apresentação no @msdeltarj No repertório muito som autoral além de belas releituras criadas para clássicos da nossa música! . . Só vem!! . . O Missisipi Delta Blues Bar fica na Rua Pedro Ernesto, 89, Gamboa/RJ. A entrada é 0800!! . . #sementecrioula #somautoral #compositor #composer #cantautor #musicaaovivo #show #violão #percussão #djembe #boadequinta #brazilianmusic #africanmusic #worldmusic #mpb #sambajazz #ijexa #jongo #reggae #afrobeat #jazz #samba #riodejaneiro #rj #zonaportuaria #pequenaafrica #saude #brazil #producaoindependente #procuresaber

Rio Antigo.. #PequenaAfrica #PortoRJ ❤

Rio Antigo.. #PequenaAfrica #PortoRJ

Trabalho de campo Pequena Àfrica. Conhecimentos historiográficos, geográficos e culturais valiosos. #pequenaafrica #trabalhodecampo

Trabalho de campo Pequena Àfrica. Conhecimentos historiográficos, geográficos e culturais valiosos. #pequenaafrica #trabalhodecampo

Já me perdi tentando me encontrar
Já fui embora querendo nem voltar
Penso duas vezes antes de falar
Porque a vida é louca, mano, a vida é louca
Sempre fiquei quieta, agora vou falar
Se você tem boca, aprende a usar
Sei do meu valor, e a cotação é dólar
Porque a vida é louca, mano, a vida é louca
Me perdi pelo caminho
Mas não paro, não
Já chorei mares e rios
Mas não afogo não
Já me perdi tentando me encontrar
Já fui embora querendo nem voltar
Penso duas vezes antes de falar
Porque a vida é louca, mano, a vida é louca
Sempre fiquei quieta, agora vou falar
Se você tem boca, aprende a usar
Sei do meu valor, e a cotação é dólar
Porque a vida é louca, mano, a vida é louca
Me perdi pelo caminho
Mas não paro, não
Já chorei mares e rios
Mas não afogo, não
Sempre dou o meu jeitinho
É bruto, mas é com carinho
Porque Deus me fez assim
Dona de mim
Deixo a minha fé guiar
Sei que um dia chego lá
Porque Deus me fez assim
Dona de mim
Já não me importa a sua opinião 
O seu conceito não altera minha visão
Foi tanto sim, que agora digo não
Porque a vida é louca, mano, a vida é louca
Quero saber só do que me faz bem
Papo furado não me entretém
Não me limite que eu quero ir além
Porque a vida é louca, mano, a vida é louca
#Donademim #iza #pequenaafrica #wakanda #mulhernegra #blackdiva #blackgirl #boulevardolímpico #streetart #happy

Já me perdi tentando me encontrar Já fui embora querendo nem voltar Penso duas vezes antes de falar Porque a vida é louca, mano, a vida é louca Sempre fiquei quieta, agora vou falar Se você tem boca, aprende a usar Sei do meu valor, e a cotação é dólar Porque a vida é louca, mano, a vida é louca Me perdi pelo caminho Mas não paro, não Já chorei mares e rios Mas não afogo não Já me perdi tentando me encontrar Já fui embora querendo nem voltar Penso duas vezes antes de falar Porque a vida é louca, mano, a vida é louca Sempre fiquei quieta, agora vou falar Se você tem boca, aprende a usar Sei do meu valor, e a cotação é dólar Porque a vida é louca, mano, a vida é louca Me perdi pelo caminho Mas não paro, não Já chorei mares e rios Mas não afogo, não Sempre dou o meu jeitinho É bruto, mas é com carinho Porque Deus me fez assim Dona de mim Deixo a minha fé guiar Sei que um dia chego lá Porque Deus me fez assim Dona de mim Já não me importa a sua opinião  O seu conceito não altera minha visão Foi tanto sim, que agora digo não Porque a vida é louca, mano, a vida é louca Quero saber só do que me faz bem Papo furado não me entretém Não me limite que eu quero ir além Porque a vida é louca, mano, a vida é louca #Donademim #iza #pequenaafrica #wakanda #mulhernegra #blackdiva #blackgirl #boulevardolímpico #streetart #happy

Conheça a Pequena África no Rio de Janeiro com a história da Tia Ciata, transmitida através de um tour na Pequena África com o monitor Marllon, a cultura narrada, descrevendo os locais onde Tia Ciata passou. Considerada a Matriarca do Samba, ela iniciou a tradição do Tabuleiro de Baiana de Acarajé e até os dias de hoje é homenageada pela sua contribuição na formação do cenário brasileiro, tendo reconhecimento como uma das heroínas da pátria no livro Heróis e Heroínas da Cidade do Rio de Janeiro. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O roteiro é iniciado em frente ao MAR- Museu de Arte do Rio, passa pela Igreja São Francisco da Prainha, Largo São Francisco de Prainha, Pedra do Sal, Cais do Valongo, Praça do Estivadores, Jardim Suspenso do Valongo e finaliza no Espaço cultural Casa da Tia Ciata onde a história continua.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pagamento através do airbnb ou no local.
https://www.airbnb.com.br/experiences/355514
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Parceria com English Guide Rio realizando o roteiro bilíngue. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A contribuição cultural é usada para pagar o monitor e ajudar na manutenção da instituição.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#samba #baianas
#ancestralidade #cultura
#TiaCiata #acaraje
#pequenaafrica #turismo
#englishguideinrio
#instagram 🇬🇧Get to know Little Africa in Rio de Janeiro with Aunt Ciata's story, transmitted through a tour of Little Africa with the Marllon monitor, the narrated culture, describing the places where Aunt Ciata spent. Considered the Samba Matriarch, she began the tradition of the Baiana de Acarajé Board and to this day is honored for her contribution to the formation of the Brazilian scene, having recognition as one of the homeland heroines in the book Heroes and Heroines of Rio City of January. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ The itinerary starts in front of the MAR- Rio Art Museum
Payment through airbnb or on site. https://www.airbnb.com.br/experiences/355514 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Conheça a Pequena África no Rio de Janeiro com a história da Tia Ciata, transmitida através de um tour na Pequena África com o monitor Marllon, a cultura narrada, descrevendo os locais onde Tia Ciata passou. Considerada a Matriarca do Samba, ela iniciou a tradição do Tabuleiro de Baiana de Acarajé e até os dias de hoje é homenageada pela sua contribuição na formação do cenário brasileiro, tendo reconhecimento como uma das heroínas da pátria no livro Heróis e Heroínas da Cidade do Rio de Janeiro. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ O roteiro é iniciado em frente ao MAR- Museu de Arte do Rio, passa pela Igreja São Francisco da Prainha, Largo São Francisco de Prainha, Pedra do Sal, Cais do Valongo, Praça do Estivadores, Jardim Suspenso do Valongo e finaliza no Espaço cultural Casa da Tia Ciata onde a história continua. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Pagamento através do airbnb ou no local. https://www.airbnb.com.br/experiences/355514 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Parceria com English Guide Rio realizando o roteiro bilíngue. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A contribuição cultural é usada para pagar o monitor e ajudar na manutenção da instituição. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #samba #baianas #ancestralidade #cultura #TiaCiata #acaraje #pequenaafrica #turismo #englishguideinrio #instagram 🇬🇧Get to know Little Africa in Rio de Janeiro with Aunt Ciata's story, transmitted through a tour of Little Africa with the Marllon monitor, the narrated culture, describing the places where Aunt Ciata spent. Considered the Samba Matriarch, she began the tradition of the Baiana de Acarajé Board and to this day is honored for her contribution to the formation of the Brazilian scene, having recognition as one of the homeland heroines in the book Heroes and Heroines of Rio City of January. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ The itinerary starts in front of the MAR- Rio Art Museum Payment through airbnb or on site. https://www.airbnb.com.br/experiences/355514 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Tá de bobeira hj à noite? Então, vai rolar Sarau Coletivo na @casacomamusica e eu vou estar lá mostrando umas composições. Além de mim, terão outros compositores e compositoras de peso nesse evento. Vale conferir!
.
Na quinta me apresento no Mississippi Delta Blues Bar @msdeltarj num show de músicas autorais além de algumas releituras pra clássicos da nossa música. Nesse dia terei o Auxílio Luxuoso de Kaio Ventura @kaiopercussao na percussão. Vai ser lindo! Só vem!
.
.
#sementecrioula #somautoral #compositor #composer #cantautor #musicaaovivo #show #boadequinta #brazilianmusic #africanmusic #worldmusic #mpb #sambajazz #ijexa #jongo #reggae #afrobeat #jazz #samba #riodejaneiro #rj #zonaportuaria #pequenaafrica #saude #brazil #producaoindependente #procuresaber

Tá de bobeira hj à noite? Então, vai rolar Sarau Coletivo na @casacomamusica e eu vou estar lá mostrando umas composições. Além de mim, terão outros compositores e compositoras de peso nesse evento. Vale conferir! . Na quinta me apresento no Mississippi Delta Blues Bar @msdeltarj num show de músicas autorais além de algumas releituras pra clássicos da nossa música. Nesse dia terei o Auxílio Luxuoso de Kaio Ventura @kaiopercussao na percussão. Vai ser lindo! Só vem! . . #sementecrioula #somautoral #compositor #composer #cantautor #musicaaovivo #show #boadequinta #brazilianmusic #africanmusic #worldmusic #mpb #sambajazz #ijexa #jongo #reggae #afrobeat #jazz #samba #riodejaneiro #rj #zonaportuaria #pequenaafrica #saude #brazil #producaoindependente #procuresaber

'Se você se sentir insignificante, é melhor pensar novamente
É melhor acordar
Porque você é parte de algo muito maior
Você é parte de algo muito maior
Eu serei a raiz, você será a árvore
Passando a fruta que foi dada a mim
Legado, ah, somos parte de algo muito maior' - BIGGER - Beyoncé
Wakanda na Pequena África. Foto feita por mim.
#wakanda #wakandainmadureira
#povopreto #preto #preta #blackpower #power #muraletnias #kobra #riodejaneiro #pequenaafrica #bigger #empoderamentonegro #empoderamento #africa #blackpeople #boulevardolimpico #pracamaua #turismobrasil #tourism #brazil #brazilian #rj #errejota #beautiful #picoftheday #picture #photography #photooftheday

'Se você se sentir insignificante, é melhor pensar novamente É melhor acordar Porque você é parte de algo muito maior Você é parte de algo muito maior Eu serei a raiz, você será a árvore Passando a fruta que foi dada a mim Legado, ah, somos parte de algo muito maior' - BIGGER - Beyoncé Wakanda na Pequena África. Foto feita por mim. #wakanda #wakandainmadureira #povopreto #preto #preta #blackpower #power #muraletnias #kobra #riodejaneiro #pequenaafrica #bigger #empoderamentonegro #empoderamento #africa #blackpeople #boulevardolimpico #pracamaua #turismobrasil #tourism #brazil #brazilian #rj #errejota #beautiful #picoftheday #picture #photography #photooftheday

Conheça a Pequena África no Rio de Janeiro com a história da Tia Ciata, transmitida através de um tour na Pequena África com o monitor Marllon, a cultura narrada, descrevendo os locais onde Tia Ciata passou. Considerada a Matriarca do Samba, ela iniciou a tradição do Tabuleiro de Baiana de Acarajé e até os dias de hoje é homenageada pela sua contribuição na formação do cenário brasileiro, tendo reconhecimento como uma das heroínas da pátria no livro Heróis e Heroínas da Cidade do Rio de Janeiro. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O roteiro é iniciado em frente ao MAR- Museu de Arte do Rio, passa pela Igreja São Francisco da Prainha, Largo São Francisco de Prainha, Pedra do Sal, Cais do Valongo, Praça do Estivadores, Jardim Suspenso do Valongo e finaliza no Espaço cultural Casa da Tia Ciata onde a história continua.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pagamento através do airbnb ou no local.
https://www.airbnb.com.br/experiences/355514
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Parceria com @englishguideinrio realizando o roteiro bilíngue. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A contribuição cultural é usada para pagar o monitor e ajudar na manutenção da instituição.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#TiaCiata #samba #baianas #pequenaafrica
#ancestralidade #cultura
#RiodeJaneiro #acaraje
#pequenaafrica #turismo
#caisdovalongo #zonaportuariadoriodejaneiro #pedradosal #CasaDaTiaCiata #historiadosamba

Conheça a Pequena África no Rio de Janeiro com a história da Tia Ciata, transmitida através de um tour na Pequena África com o monitor Marllon, a cultura narrada, descrevendo os locais onde Tia Ciata passou. Considerada a Matriarca do Samba, ela iniciou a tradição do Tabuleiro de Baiana de Acarajé e até os dias de hoje é homenageada pela sua contribuição na formação do cenário brasileiro, tendo reconhecimento como uma das heroínas da pátria no livro Heróis e Heroínas da Cidade do Rio de Janeiro. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ O roteiro é iniciado em frente ao MAR- Museu de Arte do Rio, passa pela Igreja São Francisco da Prainha, Largo São Francisco de Prainha, Pedra do Sal, Cais do Valongo, Praça do Estivadores, Jardim Suspenso do Valongo e finaliza no Espaço cultural Casa da Tia Ciata onde a história continua. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Pagamento através do airbnb ou no local. https://www.airbnb.com.br/experiences/355514 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Parceria com @englishguideinrio realizando o roteiro bilíngue. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A contribuição cultural é usada para pagar o monitor e ajudar na manutenção da instituição. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #TiaCiata #samba #baianas #pequenaafrica #ancestralidade #cultura #RiodeJaneiro #acaraje #pequenaafrica #turismo #caisdovalongo #zonaportuariadoriodejaneiro #pedradosal #CasaDaTiaCiata #historiadosamba

Anota aí, dia 21/09 tem rolê cult e educativo pelo RJ!
O Rio a Pé do GEN preparou uma programação 10/10 pra você ficar por dentro de alguns acontecimentos importantes da nossa Cidade Maravilhosa. No roteiro desse ano, vamos conhecer a Pequena África, lar histórico da comunidade afro-brasileira localizado na Região Portuária do Rio de Janeiro que acolheu negros e africanos libertos, onde ergueram casas, locais de convívio e centros religiosos. Nosso ponto de encontro será na Praça do Araribóia e iremos em direção ao Museu dos Pretos Novos, passando pela Pedra do Sal, Cais do Valongo, entre outros locais que carregam um milhão de histórias marcantes.
⠀
Espalha pra geral e #VemProGEN
(consultar condições para não-alunos do GEN)

Anota aí, dia 21/09 tem rolê cult e educativo pelo RJ! O Rio a Pé do GEN preparou uma programação 10/10 pra você ficar por dentro de alguns acontecimentos importantes da nossa Cidade Maravilhosa. No roteiro desse ano, vamos conhecer a Pequena África, lar histórico da comunidade afro-brasileira localizado na Região Portuária do Rio de Janeiro que acolheu negros e africanos libertos, onde ergueram casas, locais de convívio e centros religiosos. Nosso ponto de encontro será na Praça do Araribóia e iremos em direção ao Museu dos Pretos Novos, passando pela Pedra do Sal, Cais do Valongo, entre outros locais que carregam um milhão de histórias marcantes. ⠀ Espalha pra geral e #VemProGEN(consultar condições para não-alunos do GEN)

Acho que eu to lendo muito sobre a África... #Sketchbook #pequenaafrica

Acho que eu to lendo muito sobre a África... #Sketchbook #pequenaafrica

Nesse roteiro iremos conhecer um pouco da Pequena Africa do Rio de Janeiro. Será uma reflexão sobre parte da história afro-brasileira geográfica e socialmente presentes em toda cidade. Perceberemos isso visitando os locais onde eram comercializados grande parte dos escravos trazidos da África nos séculos XVIII e XIX. Vamos percorrer a região da Gamboa começando pelo Largo Santa Rita e seguiremos pela Igreja São Francisco da Prainha, Pedra de Sal, Cais do Valongo, Instituto Pretos Novos, onde finalizaremos.⠀
⠀
Ponto de encontro: Museu de Arte Moderna - MAR⠀
⠀
▶Horário: 10h⠀
⠀
▶Duração: 3h aprox.⠀
⠀
▶Começa:Largo Santa Rita⠀
⠀
▶Termina: Museu da História e da Cultura Afro-brasileira Muhcab ⠀
⠀
▶ Orientação da atividade: Raquel Matoso⠀
⠀
⠀
▶O que levar? *Sugestão:* Água, lanches leves, sapatos e roupas confortáveis.⠀
⠀
⠀ ▶ Como funciona?*⠀
⠀
O roteiro é feito à pé pela cidade e pedimos uma contribuição à partir de R$10 para a manutenção do projeto e remuneração dos orientadores. Somos independentes e não recebemos qualquer tipo de patrocínio, o projeto será financiado com as contribuições dos participantes. ⠀
⠀
⠀
▶Não é necessário inscrição, mas gostaríamos de saber seu nome e ter seu contato para divulgação de outros eventos, *por isso preencha a ficha no dia do evento.* ⠀
⠀
⠀
COMO CHEGAR ⠀
⠀
▶Planeje sua viagem no MOOVIT: https://buff.ly/2fgbYlF⠀
⠀
⠀
Mais Informações: ⠀
⠀
➡Email:movimentonegroevangelicorj@gmail.com⠀
⠀
⠀
Curta o MNE nas mídias sociais.⠀
⠀
#movimentonegroevangelicorj #movimentonegroevangélico #justiçaracial #contraopecadodoracismo⠀
#conhecimentoepoder⠀
#pequenaafrica #turismo

Nesse roteiro iremos conhecer um pouco da Pequena Africa do Rio de Janeiro. Será uma reflexão sobre parte da história afro-brasileira geográfica e socialmente presentes em toda cidade. Perceberemos isso visitando os locais onde eram comercializados grande parte dos escravos trazidos da África nos séculos XVIII e XIX. Vamos percorrer a região da Gamboa começando pelo Largo Santa Rita e seguiremos pela Igreja São Francisco da Prainha, Pedra de Sal, Cais do Valongo, Instituto Pretos Novos, onde finalizaremos.⠀ ⠀ Ponto de encontro: Museu de Arte Moderna - MAR⠀ ⠀ ▶Horário: 10h⠀ ⠀ ▶Duração: 3h aprox.⠀ ⠀ ▶Começa:Largo Santa Rita⠀ ⠀ ▶Termina: Museu da História e da Cultura Afro-brasileira Muhcab ⠀ ⠀ ▶ Orientação da atividade: Raquel Matoso⠀ ⠀ ⠀ ▶O que levar? *Sugestão:* Água, lanches leves, sapatos e roupas confortáveis.⠀ ⠀ ⠀ ▶ Como funciona?*⠀ ⠀ O roteiro é feito à pé pela cidade e pedimos uma contribuição à partir de R$10 para a manutenção do projeto e remuneração dos orientadores. Somos independentes e não recebemos qualquer tipo de patrocínio, o projeto será financiado com as contribuições dos participantes. ⠀ ⠀ ⠀ ▶Não é necessário inscrição, mas gostaríamos de saber seu nome e ter seu contato para divulgação de outros eventos, *por isso preencha a ficha no dia do evento.* ⠀ ⠀ ⠀ COMO CHEGAR ⠀ ⠀ ▶Planeje sua viagem no MOOVIT: https://buff.ly/2fgbYlF⠀ ⠀ ⠀ Mais Informações: ⠀ ⠀ ➡Email:movimentonegroevangelicorj @gmail .com⠀ ⠀ ⠀ Curta o MNE nas mídias sociais.⠀ ⠀ #movimentonegroevangelicorj #movimentonegroevangélico #justiçaracial #contraopecadodoracismo#conhecimentoepoder#pequenaafrica #turismo

Tempinho chuvoso, bom pra ficar debaixo das cobertas né... NADA DISSO! rsrs
Ontem tivemos três passeio super legais e a chuva não impediu! Acontece que alguns roteiros culturais podem ser feitos mesmo com chuva fraca ou moderada então é bom sempre perguntar se vai ter o evento mesmo com chuva ☔
Quando o assunto é roteiro natural ou trilha, aí a coisa muda de figura... É necessário cancelar o evento por medida de segurança! Também é bom ficar atento quanto a isso!
Enfim, agradecemos a presença de todos que venceram o friozinho e o medo da chuva e esteve com a gente! Foi demais! ❤
#riocomchuva #riodejaneiro #orionaoesopraia #centrodorio #niteroi #pequenaafrica #passeioapé #cariocando

Tempinho chuvoso, bom pra ficar debaixo das cobertas né... NADA DISSO! rsrs Ontem tivemos três passeio super legais e a chuva não impediu! Acontece que alguns roteiros culturais podem ser feitos mesmo com chuva fraca ou moderada então é bom sempre perguntar se vai ter o evento mesmo com chuva ☔ Quando o assunto é roteiro natural ou trilha, aí a coisa muda de figura... É necessário cancelar o evento por medida de segurança! Também é bom ficar atento quanto a isso! Enfim, agradecemos a presença de todos que venceram o friozinho e o medo da chuva e esteve com a gente! Foi demais! ❤ #riocomchuva #riodejaneiro #orionaoesopraia #centrodorio #niteroi #pequenaafrica #passeioapé #cariocando

Pequena África no centro do Rio de Janeiro.
@orionaoesopraia
@soumaiscarioca
#pedradosal
#prainha
#pracamaua
#pequenaafrica
#acainamala
Mesmo com chuva, o Rio de janeiro continua lindo... @orionaoesopraia
@soumaiscarioca
#passeiocultural
#centrodorio
#pracamaua
#pequenaafrica

Mesmo com chuva, o Rio de janeiro continua lindo... @orionaoesopraia @soumaiscarioca #passeiocultural #centrodorio #pracamaua #pequenaafrica

Sobrados que formam a antiga Fundição de Ferro e Bronze Manoel Lino Costa. Construído no ano de 1896, o edifício destaca-se pela fachada rica em ornatos, como bustos, estuques, flores, medalhões, azulejos e guirlandas, detalhes característicos do estilo art-nouveau.
Adaptado/Fonte: Blog Olhos de Ver: Rio História & Patrimônio
#riodejaneiro #pequenaafrica #turismo #história #rj #patrimôniohostórico #arte #laha

Sobrados que formam a antiga Fundição de Ferro e Bronze Manoel Lino Costa. Construído no ano de 1896, o edifício destaca-se pela fachada rica em ornatos, como bustos, estuques, flores, medalhões, azulejos e guirlandas, detalhes característicos do estilo art-nouveau. Adaptado/Fonte: Blog Olhos de Ver: Rio História & Patrimônio #riodejaneiro #pequenaafrica #turismo #história #rj #patrimôniohostórico #arte #laha

OBRIGADA! 💜
Foi incrível compartilhar um pouquinho do meu amor pela nossa cidade e pela nossa história, com o nosso 1º tour, desbravando a Pequena África carioca. Também adorei conhecer alguns de vocês, que estão sempre por aqui, trocando ideias, me ouvindo, seguindo dicas e me ensinando muito também.
Perdemos um pouco de quórum de última hora, por causa da chuva (carioca até lida com dias nublados, mas de chuva ele não gosta mesmo. Hahahaha), mas o tempo acabou colaborando e foi possível curtir um incrível passeio num dia de Rio chuvoso.
Guardem mais essa dica! Hahahah 🙃
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fiquem ligados que essa semana vou divulgar as datas dos próximos tours! 🙌🏻
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Obrigada pela parceria @soumaiscarioca. Que venham os próximos. ❤️
#orionaoesopraia

OBRIGADA! 💜 Foi incrível compartilhar um pouquinho do meu amor pela nossa cidade e pela nossa história, com o nosso 1º tour, desbravando a Pequena África carioca. Também adorei conhecer alguns de vocês, que estão sempre por aqui, trocando ideias, me ouvindo, seguindo dicas e me ensinando muito também. Perdemos um pouco de quórum de última hora, por causa da chuva (carioca até lida com dias nublados, mas de chuva ele não gosta mesmo. Hahahaha), mas o tempo acabou colaborando e foi possível curtir um incrível passeio num dia de Rio chuvoso. Guardem mais essa dica! Hahahah 🙃 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Fiquem ligados que essa semana vou divulgar as datas dos próximos tours! 🙌🏻 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Obrigada pela parceria @soumaiscarioca . Que venham os próximos. ❤️ #orionaoesopraia

Mercedes Baptista: ícone da dança. Símbolo de resistência da população negra. Desses mulherões que nos inspiram a seguir lutando pra nos tornarmos os mulherões que também queremos ser. 💜 #orionaoesopraia #tourorionaoesopraia #pequenaafrica @orionaoesopraia

Mercedes Baptista: ícone da dança. Símbolo de resistência da população negra. Desses mulherões que nos inspiram a seguir lutando pra nos tornarmos os mulherões que também queremos ser. 💜 #orionaoesopraia #tourorionaoesopraia #pequenaafrica @orionaoesopraia

O 1º tour a gente não esquece! Que coisa maravilhosa foi tirar esse projeto do papel. Que venham os próximos. ❤️ @orionaoesopraia @soumaiscarioca #orionaoesopraia #pequenaafrica #tourorionaoesopraia

O 1º tour a gente não esquece! Que coisa maravilhosa foi tirar esse projeto do papel. Que venham os próximos. ❤️ @orionaoesopraia @soumaiscarioca #orionaoesopraia #pequenaafrica #tourorionaoesopraia

Mercedes Baptista foi a primeira bailarina clássica negra brasileira, primeira mulher negra a passar no exigente concurso e fazer parte do corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
#errejota #centrodorio #pedradosal #mercedesbaptista #pequenaafrica

Mercedes Baptista foi a primeira bailarina clássica negra brasileira, primeira mulher negra a passar no exigente concurso e fazer parte do corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. #errejota #centrodorio #pedradosal #mercedesbaptista #pequenaafrica

Sábado frio e chuvoso você faz o que?! Eu tô na rua trabalhando!💪🏾 Primeiro tour a @soumaiscarioca em parceria com O Rio não é só Praia e vou te falar, foi maraaaaa! 😍
Pequena África é um lugar que eu respeito muito, arrepia, e graças a Deus que a Lua não está em câncer pq senão eu choro! 😢🤣 Valeu, galera! 😘 . . 📸: @robertabalbino / @orionaoesopraia
#orionaoesopraia #soumaiscarioca #pequenaafrica #riodejaneiro #herançaafricana

Sábado frio e chuvoso você faz o que?! Eu tô na rua trabalhando!💪🏾 Primeiro tour a @soumaiscarioca em parceria com O Rio não é só Praia e vou te falar, foi maraaaaa! 😍 Pequena África é um lugar que eu respeito muito, arrepia, e graças a Deus que a Lua não está em câncer pq senão eu choro! 😢🤣 Valeu, galera! 😘 . . 📸: @robertabalbino / @orionaoesopraia #orionaoesopraia #soumaiscarioca #pequenaafrica #riodejaneiro #herançaafricana

Semana passada a bala comeu aqui no morro! depois desse episódio, ficamos todos sem luz... O curioso é que nesse dia eu tinha ido ao mercado comprar umas coisinhas pra casa e acabei comprando um pacote de velas involuntariamente, tanto que voltei pra casa me perguntando por que as havia comprado: 'acho que foi por que estavam baratas...' pensei. Quando a luz acabou entendi imediatamente o teor intuitivo da minha ação, rs... Eu já tinha pensado em gravar um videozinho de Semente Crioula há um tempo e nesse momento achei que seria um luxo fazer à luz de velas. O que eu não imaginava era que, justamente no verso onde canto 'cativeiro já acabou', a luz elétrica voltaria, assim, como num passe de mágica.... Duvída? Tá aí o vídeo que não me deixa mentir, hehehe
.
.
#sementecrioula #somautoral #discosolo #compositor #composer #vozeviolao #cantautor #musicaaovivo #musicaboa #brazilianmusic #africanmusic #worldmusic #mpb #musicapopular #afropunk #afrobeat #reggae #samba #ijexa #jazz #jongo #blues #riodejaneiro #rj #pequenaafrica #saúde #morrodaprovidencia #morrodafavelal #producaoindependente #procuresaber

Semana passada a bala comeu aqui no morro! depois desse episódio, ficamos todos sem luz... O curioso é que nesse dia eu tinha ido ao mercado comprar umas coisinhas pra casa e acabei comprando um pacote de velas involuntariamente, tanto que voltei pra casa me perguntando por que as havia comprado: 'acho que foi por que estavam baratas...' pensei. Quando a luz acabou entendi imediatamente o teor intuitivo da minha ação, rs... Eu já tinha pensado em gravar um videozinho de Semente Crioula há um tempo e nesse momento achei que seria um luxo fazer à luz de velas. O que eu não imaginava era que, justamente no verso onde canto 'cativeiro já acabou', a luz elétrica voltaria, assim, como num passe de mágica.... Duvída? Tá aí o vídeo que não me deixa mentir, hehehe . . #sementecrioula #somautoral #discosolo #compositor #composer #vozeviolao #cantautor #musicaaovivo #musicaboa #brazilianmusic #africanmusic #worldmusic #mpb #musicapopular #afropunk #afrobeat #reggae #samba #ijexa #jazz #jongo #blues #riodejaneiro #rj #pequenaafrica #saúde #morrodaprovidencia #morrodafavelal #producaoindependente #procuresaber

Nascida em 1854 em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, Hilária Batista de Almeida foi criada em meio a uma família de mulheres negras que trabalhavam como cozinheiras e serventes. Por incentivo do pai de santo Bangboshê Obitikô, que era africano, Hilária foi iniciada no candomblé e se tornou mãe de santo, sendo confirmada como Ciata de Oxum.
Aos 22 anos de idade, migrou para o Rio de Janeiro, junto ao movimento da diáspora baiana. No final do século 19, com a abolição da escravatura no Brasil, uma grande quantidade de negros baianos se deslocou para o Rio, principalmente para bairros da zona portuária como Gamboa, Saúde e Santo Cristo, em busca de melhores condições de vida.
De origem humilde, Ciata teve de trabalhar como quituteira para ajudar em casa e sustentar os filhos. Paramentada com turbantes na cabeça e volumosos vestidos brancos, Ciata foi – ao lado de outras mulheres baianas de sua geração como Tia Amélia do Aragão (mãe de Donga), Tia Presciliana (mãe de João de Baiana), Tia Veridiana (mãe de Chico da Baiana) e Tia Fé da Mangueira – uma das precursoras do movimento de tias baianas quituteiras na Cidade Maravilhosa.
Através de mandingas e tabuleiros repletos de bolos, manjares e cocadas, a atuação das tias quituteiras foi fundamental para garantir a manutenção da cultura popular trazida da Bahia e dos ritos de tradição africana, além do sustento de suas famílias.
Com comida boa e rodas regadas a muita música, a casa onde Ciata morava na antiga Rua Visconde de Itaúna, perto da Praça Onze ou “Pequena África”, logo passou a ser um dos principais pontos de encontro de personagens históricos do samba carioca como Pixinguinha, Donga, Heitor dos Prazeres, Sinhô e João da Baiana.
Junto àqueles que no futuro seriam consagrados, mas que na época eram apenas jovens músicos.Neste período, os encontros de samba eram proibidos pela polícia. Mas, para as reuniões na casa de Tia Ciata, os homens da lei faziam vista grossa devido a sua fama de curandeira.
Grafite @zireisoficial
#tiaciata #pequenaafrica #casadatiaciata

Nascida em 1854 em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, Hilária Batista de Almeida foi criada em meio a uma família de mulheres negras que trabalhavam como cozinheiras e serventes. Por incentivo do pai de santo Bangboshê Obitikô, que era africano, Hilária foi iniciada no candomblé e se tornou mãe de santo, sendo confirmada como Ciata de Oxum. Aos 22 anos de idade, migrou para o Rio de Janeiro, junto ao movimento da diáspora baiana. No final do século 19, com a abolição da escravatura no Brasil, uma grande quantidade de negros baianos se deslocou para o Rio, principalmente para bairros da zona portuária como Gamboa, Saúde e Santo Cristo, em busca de melhores condições de vida. De origem humilde, Ciata teve de trabalhar como quituteira para ajudar em casa e sustentar os filhos. Paramentada com turbantes na cabeça e volumosos vestidos brancos, Ciata foi – ao lado de outras mulheres baianas de sua geração como Tia Amélia do Aragão (mãe de Donga), Tia Presciliana (mãe de João de Baiana), Tia Veridiana (mãe de Chico da Baiana) e Tia Fé da Mangueira – uma das precursoras do movimento de tias baianas quituteiras na Cidade Maravilhosa. Através de mandingas e tabuleiros repletos de bolos, manjares e cocadas, a atuação das tias quituteiras foi fundamental para garantir a manutenção da cultura popular trazida da Bahia e dos ritos de tradição africana, além do sustento de suas famílias. Com comida boa e rodas regadas a muita música, a casa onde Ciata morava na antiga Rua Visconde de Itaúna, perto da Praça Onze ou “Pequena África”, logo passou a ser um dos principais pontos de encontro de personagens históricos do samba carioca como Pixinguinha, Donga, Heitor dos Prazeres, Sinhô e João da Baiana. Junto àqueles que no futuro seriam consagrados, mas que na época eram apenas jovens músicos.Neste período, os encontros de samba eram proibidos pela polícia. Mas, para as reuniões na casa de Tia Ciata, os homens da lei faziam vista grossa devido a sua fama de curandeira. Grafite @zireisoficial #tiaciata #pequenaafrica #casadatiaciata

Ainda temos vagas e dá tempo de fazer a sua inscrição. Não perca! 🙂
.
.
.
.
.
.
#culturanegra #pequenaafrica #ruthdesouza #historia#auladehistoria #negrociandohistoria #historiadaafrica #pracamaua #Gamboa #centrorj #empoderamento #conhecimento #riodejaneiro #rio #rj
Nós da @ibpropaganda não poderíamos deixar de prestar homenagem ao nosso querido amigo prof. @flaviolouzeiro . Quando ele nos contou o projeto #negrociandohistoria logo percebemos a importância desse trabalho. E é com tanta generosidade que ele compartilha com todos os seu conhecimento sobre a verdadeira história... O objetivo é o fortalecimento da luta contra o racismo, além do empoderamento e os sorrisos de todos que saem felizes de suas aulas com o forte sentimento de que nunca estarão sozinhos! Feliz aniversário! Beijos e abraços, irmão!
.
.
.
.
.
.
#culturanegra #felizaniversario #parabens #pequenaafrica #ruthdesouza #historia #negrociandohistoria #historiadaafrica #pracamaua #Gamboa #centrorj #empoderamento #conhecimento #riodejaneiro #rio #rj

Nós da @ibpropaganda não poderíamos deixar de prestar homenagem ao nosso querido amigo prof. @flaviolouzeiro . Quando ele nos contou o projeto #negrociandohistoria logo percebemos a importância desse trabalho. E é com tanta generosidade que ele compartilha com todos os seu conhecimento sobre a verdadeira história... O objetivo é o fortalecimento da luta contra o racismo, além do empoderamento e os sorrisos de todos que saem felizes de suas aulas com o forte sentimento de que nunca estarão sozinhos! Feliz aniversário! Beijos e abraços, irmão! . . . . . . #culturanegra #felizaniversario #parabens #pequenaafrica #ruthdesouza #historia #negrociandohistoria #historiadaafrica #pracamaua #Gamboa #centrorj #empoderamento #conhecimento #riodejaneiro #rio #rj

Pessoal! Ainda dá tempo de fazer a inscrição para o percurso do próximo domingo, que será em homenagem a nossa querida atriz Ruth de Souza.
.
.
.
.
.
.
#culturanegra #pequenaafrica #ruthdesouza #historia #negrociandohistoria #historiadaafrica #pracamaua #Gamboa #centrorj #empoderamento #conhecimento #riodejaneiro #rio #rj

Pessoal! Ainda dá tempo de fazer a inscrição para o percurso do próximo domingo, que será em homenagem a nossa querida atriz Ruth de Souza. . . . . . . #culturanegra #pequenaafrica #ruthdesouza #historia #negrociandohistoria #historiadaafrica #pracamaua #Gamboa #centrorj #empoderamento #conhecimento #riodejaneiro #rio #rj

Dia 28/7 de 2019
Projeto na Madeira
Com os grupos Macaco Velho e
Roda de Samba Da Melhor Qualidade
Um dia Histórico pra Nós 🙏🙏🙏
Esse registro sera Eternizado em nossa caminha Musical 🎶🎵🎶🎵
🎈🎈🎈🎈 #rodadesambadamelhorqualidade
#macacovelho #namadeira #dmq
#samba #pequenaafrica #sedinhadomarapé #sambadesantos
#baixadasambista #baixadasantista
#pagode #caciquederamos

Dia 28/7 de 2019 Projeto na Madeira Com os grupos Macaco Velho e Roda de Samba Da Melhor Qualidade Um dia Histórico pra Nós 🙏🙏🙏 Esse registro sera Eternizado em nossa caminha Musical 🎶🎵🎶🎵 🎈🎈🎈🎈 #rodadesambadamelhorqualidade #macacovelho #namadeira #dmq #samba #pequenaafrica #sedinhadomarapé #sambadesantos #baixadasambista #baixadasantista #pagode #caciquederamos

Se tenho orgulho de vestir essa camisa sim muitoooooo, essa empresa é maravilhosa e está me dando uma oportunidade única; falar de raízes. Em breve caminho afro!!!
É maravilhoso falar de algo que você se sente representado, viva a matriz afro no Brasil!!!!❤️ @6tourturismo
#caminhoafro #africa #pequenaafrica #guiadeturismo #rio #african #negro #atiutde

Se tenho orgulho de vestir essa camisa sim muitoooooo, essa empresa é maravilhosa e está me dando uma oportunidade única; falar de raízes. Em breve caminho afro!!! É maravilhoso falar de algo que você se sente representado, viva a matriz afro no Brasil!!!!❤️ @6tourturismo #caminhoafro #africa #pequenaafrica #guiadeturismo #rio #african #negro #atiutde

E hoje nosso tour foi #pequenaafrica com o guia @thiagodorea84 !
Muito gratificante trabalhar com profissionais que admiramos na cidade do #riodejameiro que amamos!
Todos os dias realizamos sonhos porque pra nós cada pessoa é única, cada experiencia é única!
#agenciadeviagemrj
#receptivorj
#tourprivativorj
#rioqueeuamo
#tourpelomundo #grupotourpelomundo
#viajarepreciso

E hoje nosso tour foi #pequenaafrica com o guia @thiagodorea84 ! Muito gratificante trabalhar com profissionais que admiramos na cidade do #riodejameiro que amamos! Todos os dias realizamos sonhos porque pra nós cada pessoa é única, cada experiencia é única! #agenciadeviagemrj #receptivorj #tourprivativorj #rioqueeuamo #tourpelomundo #grupotourpelomundo #viajarepreciso

Baile Black Bom na Pedra do Sal
Registros de @vergiliusfernandes
Nessa época o Baile como era na rua passando chapéu, muito do repertório era tirado no próprio evento, a passagem de som era com todo mundo em volta, a energia era sem igual, foi a febre de 2013, quem viveu, viveu 💓
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
#baileblackbom #pedradosal #quilombo #zonaportuaria #portodorio #pequenaafrica #baileblack #bailecharme #rnb #hiphop #rj #cultura #culturaderua #hiphop #quilombo #wakanda

Baile Black Bom na Pedra do Sal Registros de @vergiliusfernandes Nessa época o Baile como era na rua passando chapéu, muito do repertório era tirado no próprio evento, a passagem de som era com todo mundo em volta, a energia era sem igual, foi a febre de 2013, quem viveu, viveu 💓 . . . . . . . . . . . . . #baileblackbom #pedradosal #quilombo #zonaportuaria #portodorio #pequenaafrica #baileblack #bailecharme #rnb #hiphop #rj #cultura #culturaderua #hiphop #quilombo #wakanda

#carioquices Pedra do Sal, Rio de Janeiro
.⁠
.⁠
. ⁠
#riobook #riodejaneiro #brasil #travelgram #cariocando #pedradosal #culturaafro #pequenaafrica #samba
Tem mulher no samba, tem Moça Prosa na rua, tem copo lindo e tem eu 'sexy sem ser vulgar'... Hhahahhahahhaha... @beffmichelle , amei demais essa foto! 😍
@mocaprosasamba
#temmulhernosamba
#moçaprosa
#copospersonalizados
#sustentabilidade
#black
#blackwoman
#sambanarua
#rj
#rj40graus
#pequenaafrica
#samba

Tem mulher no samba, tem Moça Prosa na rua, tem copo lindo e tem eu 'sexy sem ser vulgar'... Hhahahhahahhaha... @beffmichelle , amei demais essa foto! 😍 @mocaprosasamba #temmulhernosamba #moçaprosa #copospersonalizados #sustentabilidade #black #blackwoman #sambanarua #rj #rj40graus #pequenaafrica #samba

@wakandainmadureira na Pequena África!
O dia de hoje entrará para no hall dos dias inesquecíveis da minha vida. Guiei quase noventa pessoas pela região conhecida como Pequena África, zona portuária do Rio de Janeiro.
Por infortúnio do destino tive que guiar sem microfone. Levei no peito e na raça. A garganta esta dolorida mas acho que o Axé que recebi não deixará a situação ficar pior.
Passamos pelos pontos que compreendem o Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana. Tentei mostrar como se apropriaram da nossa história, corpos e mente e de como resistimos.
Segundo as crianças 'foi melhor que a aula de história'. haha Um dia elas irão entender que os professores da escola tb sonham em um dia ter a rua como sala de aula. A abstração da sala de aula por vezes é chata demais até para nós.
Dei o meu melhor, como sempre tento fazer. E tenho só a agradecer o carinho recebido. Foram muitos os abraços e as palavras de incentivo.
Seguirei ainda mais forte no propósito.

@wakandainmadureira na Pequena África! O dia de hoje entrará para no hall dos dias inesquecíveis da minha vida. Guiei quase noventa pessoas pela região conhecida como Pequena África, zona portuária do Rio de Janeiro. Por infortúnio do destino tive que guiar sem microfone. Levei no peito e na raça. A garganta esta dolorida mas acho que o Axé que recebi não deixará a situação ficar pior. Passamos pelos pontos que compreendem o Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana. Tentei mostrar como se apropriaram da nossa história, corpos e mente e de como resistimos. Segundo as crianças 'foi melhor que a aula de história'. haha Um dia elas irão entender que os professores da escola tb sonham em um dia ter a rua como sala de aula. A abstração da sala de aula por vezes é chata demais até para nós. Dei o meu melhor, como sempre tento fazer. E tenho só a agradecer o carinho recebido. Foram muitos os abraços e as palavras de incentivo. Seguirei ainda mais forte no propósito.

A @dlov.beck registrou esse momento de paixão entre eu e a caipirinha ❤😁
Dominguices.
.
.
.
.
.
#omolokum #casaomolokun #culinariadeterreiro #culinariaafricana #pedradosal #quilombopedradosal #morrodaconceicao #pequenaafrica #instagirl #instablack #blackgirlmagic #blackgirl
Hoje eu atravessei o morro da Conceição, na zona portuária do Rio de Janeiro para chegar até o Fortaleza do Morro da Conceição. Foi erguida em 1713, e foi o lugar aonde foram mantidos presos os líderes da Inconfidência Mineira. A Inconfidência ocorreu em 1789, mesmo ano do processo revolucionário francês, e foi um levante que tinha entre os líderes, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes). O objetivo do levante era uma crítica aos impostos sobre os minérios e novas regras de cadastro. O governo colonial relatou que o 'desvio ilegal' era uma das causas da estratificação de minérios, que na verdade estava esgotado pela exploração. Como as demandas das elites economicas contra os impostos e novas regras não foram atendidas, as elites mineiras decretaram emancipação das Minas Gerais. 'Liberdade (econômica?), Mesmo que Tardia' foi o lema da inconfidência, e hoje estampa a Bandeira de MG.
O Morro da Conceição tem ruas e becos turîsticos que interligam também a rota da Pequena África no Rio, espaço aonde pessoas escravizadas da África resistiram ao serem transformadas em mercadorias.
#History #História #riodejaneiro #Brasil #PequenaAfrica #MorroDaConceição.

Hoje eu atravessei o morro da Conceição, na zona portuária do Rio de Janeiro para chegar até o Fortaleza do Morro da Conceição. Foi erguida em 1713, e foi o lugar aonde foram mantidos presos os líderes da Inconfidência Mineira. A Inconfidência ocorreu em 1789, mesmo ano do processo revolucionário francês, e foi um levante que tinha entre os líderes, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes). O objetivo do levante era uma crítica aos impostos sobre os minérios e novas regras de cadastro. O governo colonial relatou que o 'desvio ilegal' era uma das causas da estratificação de minérios, que na verdade estava esgotado pela exploração. Como as demandas das elites economicas contra os impostos e novas regras não foram atendidas, as elites mineiras decretaram emancipação das Minas Gerais. 'Liberdade (econômica?), Mesmo que Tardia' foi o lema da inconfidência, e hoje estampa a Bandeira de MG. O Morro da Conceição tem ruas e becos turîsticos que interligam também a rota da Pequena África no Rio, espaço aonde pessoas escravizadas da África resistiram ao serem transformadas em mercadorias. #History #História #riodejaneiro #Brasil #PequenaAfrica #MorroDaConceição.

Somente você pode erguer o que desejou um dia. Somente você, pode estar onde o coração te guia.
És parte do universo que realiza, inspira...leva...apaixona...conecta...és mestre do seu mundo e daquilo que sempre te liberta...confia.
Quando enxergar o poder do amor dentro de ti...saberá que tudo ao seu redor é luz e tão simples de seguir...
.
.
.
.
.
.
.
#errejota #iloverio
#turistando
#rioparapobres
#nossahistória
#povopreto
#pequenaafrica
#Gratidão❤

Somente você pode erguer o que desejou um dia. Somente você, pode estar onde o coração te guia. És parte do universo que realiza, inspira...leva...apaixona...conecta...és mestre do seu mundo e daquilo que sempre te liberta...confia. Quando enxergar o poder do amor dentro de ti...saberá que tudo ao seu redor é luz e tão simples de seguir... . . . . . . . #errejota #iloverio #turistando #rioparapobres #nossahistória #povopreto #pequenaafrica #Gratidão

Quem disse q sábado não é dia de trabalho? Quando se ama o que faz, qualquer dia é dia ❤️ #pesquisa 🤫🤭 e proporciona encontros maravilhosos, com pessoas maravilhosas #lovemyjob #contodosorixás #yoruba #pequenaafrica #rj #bahia #cultura

Quem disse q sábado não é dia de trabalho? Quando se ama o que faz, qualquer dia é dia ❤️ #pesquisa 🤫🤭 e proporciona encontros maravilhosos, com pessoas maravilhosas #lovemyjob #contodosorixás #yoruba #pequenaafrica #rj #bahia #cultura